domingo, outubro 13, 2013

Depois dos surtos de dengue, ele virou o preferido. Mas cuidado com ele!

O tylenol ou paracetamol é hoje um dos analgésicos mais famosos no Brasil e no mundo. No Brasil, o uso tornou-se preferência depois da dengue. Em casos de dor de cabeça, febre ou sinais de resfriado: "Vou levar um tylenol (paracetamol). Se for dengue, estou garantido." Quem nunca falou ou ouviu essa frase? Mas é preciso tomar cuidado com o uso indiscriminado desse remédio: em superdosagens, ele pode causar a insuficiência hepática. E a superdosagem se atinge com 5 comprimidos! Por isso, a recomendação da embalagem de que não se ultrapasse 5 comprimidos. 

Mas o que acontece se eu ultrapassar? 

Você pode ter insuficiência hepática fulminante, que é nada mais, nada menos que a parada de funcionamento do seu fígado. Está na bula, mas, infelizmente, não se costuma ler, outro hábito que deve mudar, ok? E havendo essa insuficiência de modo fulminante, somente o transplante resolve o problema e nós sabemos o quanto, na maioria das vezes, não é tão fácil e rápido esse procedimento nos nossos hospitais. Por isso, atenção! Cuidado com o uso indiscriminado de medicamentos.

Claro, não estou falando aqui que em todas as ocasiões em que um indivíduo tomar mais de 5 comprimidos de paracetamol ele terá uma insuficiência hepática fulminante! Estou apenas recomendando o cuidado na quantidade de remédios administrados, sejam eles quais forem. Nesse caso, o paracetamol foi objeto da reportagem e tem sido observados os casos em outros países além do Brasil. Além do mais, se você for minimamente cuidadoso com a sua saúde, e eu espero que seja, se precisar tomar, ao longo do dia, 5 comprimidos de um remédio para aliviar um sintoma ou desconforto, vá a um médico, nem que seja num posto de saúde ou numa UPA. Eu sei que não é a melhor das tarefas, nem a mais fácil, mas poderá evitar um problema maior, não é mesmo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Corre e comenta!