sexta-feira, abril 19, 2013

Marmitas. Sim, é preciso gerir!

Falando em gestão, não podemos deixar de falar de tempo (ou a falta dele), trabalho e alimentação saudável. Já percebeu o quanto, as vezes, é difícil manter uma alimentação saudável nesse dia-a-dia corrido de trabalho?

Não que você não possa comer uma besteirinha aqui e outra ali, mas é importante manter uma alimentação saudável como regra, pra que as guloseimas de exceção não se transformem num problema, como colesterol alto, hipertensão, obesidade, diabetes etc. 

Li uma matéria bem interessante falando disso. Adorei o título, aliás: Falta de tempo não e desculpa para a má alimentação

E comer na rua não precisar ser um problema. Basta evitar as frituras, priorizar o natural - ainda que com cautela porque a higienização, nesses casos, é importantíssima -, observar com bons olhos os legumes e grãos, evitar o excesso de sal e açúcar, entre outras coisas.

Mas você pode também optar por produzir sua marmita. Com certeza, será uma forma de garantir o almoço adequado, economizando tempo e dinheiro!

Já tem tempo que essa é minha opção!

Normalmente, concentro minhas marmitas em opções leves e frescas, como vegetais e legumes, arroz ou macarrão integrais, grão de bico, lentilha, ervilha e soja, com uns pedacinhos de frango grelhado, atum, sardinha ou carne, já que, depois do almoço, volto ao trabalho em ritmo frenético, então, não pode bater aquele soninho.

Mas, claro, as marmitas também te permitem levar opções gordinhas, como aquele pedacinho de lasanha, um macarrão a bolonhesa ou com salsicha... Sem radicalismo, ok? Lembra da regra e da exceção de que falei antes.

E, buscando gerir meu tempo, costumo fazer minhas marmitas, com opções variadas para toda a semana, no fim de semana. Mas, como nem sempre tudo corre da maneira que esperamos ou planejamos, as vezes, não dá e, aí, o jeito é improvisar. 

E é disso que vamos tratar aqui: improviso consciente na marmita... kkkkk

Primeiro, olhamos o que há a disposição. Hum... tomate, agrião, repolho, cebola, chuchu, arroz, salsicha... Será que misturado isso tudo dá algo de bom?

Cebola, que adoro, tem vitaminas A, B e C, ação anti-inflamatória e antioxidante, além de favorecer a saúde cardiovascular e o sistema imunológico. Como gosto muito do sabor da cebola, usei uma inteira.

Tomate é fonte de fibras, potássio, vitaminas C, K e B6, além do poderoso licopeno, carotenóide que auxilia na proteção de células e outras estruturas de nosso corpo dos danos causados pelos radicais livres. Além disso, é anti-inflamatório, anti-hemorrágico, antialérgico, anticancerígeno e até regulador hormonal. Piquei um inteiro! Haja coisa boa num fruto só!

Repolho também é anti-inflamatório, auxilia contra distúrbios intestinais ou estomacais. Só por curiosidade, você sabia que o repolho é uma variedade de couve? Mágico isso! Usei 1/6, bem picadinho.

Agrião é expectorante, descongestionante, digestivo, diurético, fortificante, anti-inflamatório. Dois punhados. Adoro o efeito levemente picante do agrião! 

Arroz tem vitaminas do complexo B, além de vitamina E, é antioxidante, fonte de ferro e fósforo. Pena que não tinha o integral, que é mais saudável e, na minha opinião, mais gostoso. Usei duas colheres de sopa.

Chuchu, apesar de normalmente não ter muita moral, tem vitaminas A e C, além de ser fonte de fibras! Usei meio chuchu cozido com páprica, que além de ter propriedades anti-inflamatórias, digestivas e circulatórias, dá um sabor delicioso! 

Pra terminar, a salsicha... Está aí o item que não é lá um exemplo de alimento saudável. Tem sal, gordura, é calórica, aumenta o colesterol... Mas tudo isso se consumida em excesso, né? Sem paranoia!  O R7 falou sobre isso, inclusive. E eu sei uma só, picadinha, que é o suficiente pra dar um brilho na mistura. 

Etão, refoguei os 4 primeiros e misturei com os demais, que já estavam cozidos. A salsicha coloquei na na água pra ferver um pouco, depois piquei e misturei. 

Olha que bonitinha que ficou:


Viu só? Basta soltar a imaginação, pesquisar, criar coisas novas, reinventar receitas velhas, e improvisar quando for preciso. Você pode se surpreender! E, se a criatividade não vier, pesquisa aqui no blog. Você vai encontrar as receitinhas e experiências na cozinha que pretendo dividir por aqui.

P.S.: Ah, e se está com calor, aproveita que está aqui agora e dá uma olhada nesse post: Máxima de 41ºC, estamos preparados?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Corre e comenta!