quarta-feira, abril 10, 2013

Já pensou na importância da boa gestão?



Sim, gestão! 


Cada vez mais tenho pensado no quanto é necessário saber gerir as coisas, as pessoas, as atividades, as empresas, as finanças, os negócios... a vida como um todo.

Por exemplo, se você tem um imóvel, precisa cuidar, organizar, pagar contas, fazer manutenção, reformar, melhorar. Precisa gerir.

Se você tem um relacionamento, seja com parente(s), amigo(s), parceiro(s), e até mesmo seu animalzinho de estimação - afinal, cada um se relaciona com quem quer, da forma que quer -, precisa cuidar, conversar (mesmo! de alguma forma, da sua forma), ajustar o que é preciso ajustar, melhorar porque sempre se pode melhorar. Isso também é gerir. 

Até mesmo uma atividade física deve ser gerida! Buscar orientação, seja em sites, revistas ou livros especializados, entrar em equipes, grupos de discussão, academias, fazer exames médicos, cuidar da alimentação, buscar ajuda profissional, trocar experiências, acompanhar resultados.


Eu poderia continuar com inúmeros exemplos da importância da gestão pra vida de uma pessoa e pra sociedade, pensando de maneira mais ampla, mas voltarei a atenção pra um fato perturbador que tenho observado: como as empresas, finanças e negócios tem sido mal geridos. E, mais uma vez, explico: se você tem uma empresa, um investimento pessoal ou um negócio e, considerando que tudo faz parte, digamos, de uma mesma perspectiva da vida e de análise, você precisa fazer o que para que isto evolua ou ao menos se mantenha como está, ou seja, não haja perdas? Gerir. 


Apesar de, para mim, parecer claro e não precisar de mais nenhum comentário pra justificar meu questionamento-afirmação do título do post, tenho percebido que as pessoas não tem dedicado muito sua atenção a estes simples fatos e é por isso que escrevo, pois acredito que quanto mais pessoas escrevem sobre um assunto, mais pessoas falam e pensam sobre esse assunto. Espero não estar enganada.

A boa gestão é uma questão de responsabilidade! Responsabilidade com o negócio, com a empresa, com as finanças, com as pessoas envolvidas, inclusive com você, que está diretamente envolvido e, espera-se, aguardando bons resultados. 

Como disse Benjamin Franklin, time is money. O que seria essa afirmação senão gestão? Gerir é trabalhar com o tempo, organizar a vida, os negócios e as atividades pra que o tempo corra a nossa favor ou, ao menos, consigamos acompanhar a velocidade dele de maneira racional, focada e voltada para os objetivos traçados sem esquecer de todo o contexto que envolve a atividade e todas as necessidades a serem atendidas no seu curso.


Sempre dá pra fazer isso? 

Nem sempre. Haverá contratempos, problemas, surpresas, mas é preciso tentar. Organização depende de atenção, planejamento, análise de prós, contras, possíveis consequências e seus reajustes, formação de uma uma boa equipe, seja com os funcionários da empresa, com o gerente do banco e até mesmo com as pessoas com as pessoas com as quais nos relacionamos profissional e pessoalmente, definição de metas, objetivos, prioridades. É preciso dedicar tempo a isso! É preciso ver, ouvir e sentir. 



E é importante saber também que nem sempre uma boa gestão, sozinha, é garantia para o sucesso. Entretanto, posso garantir que aquele se preocupa em gerir, normalmente, conhece os detalhes daquilo que gere, o perfil das pessoas ou situações que gere, mesmo nos casos em que é o próprio gestor aquele que se gere! E dessa forma é mais fácil, ou quem sabe menos difícil, perceber quando algo não vai bem e, se preciso, intuir pra que lado seguir, preparar os planos B, C, D, quantos forem necessários pra reinventar, recomeçar e continuar.



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