terça-feira, outubro 08, 2013

Vamos falar mais um pouco de saúde, então.

Saúde é um tema recorrente aqui nesse rol de ideias soltas que, como soltas, não seguem um assunto específico. Aliás, sintam-se a vontade para compartilhar novas ideias por aqui comigo ou até no Google+, que posso trazer pra cá uma reflexão ou somente um alerta sobre uma ideia nova.

Manteiga, margarina ou creme vegetal, embalagens parecidas, geralmente mesma seção no supermercado, mas já pensou nessa diferença? E já pensou quantas vezes você parou pra se questionar o que deveria escolher? Então, aí vão algumas dicas básicas!



  •  Já de cara você pensa: preciso emagrecer, vou na margarina! Erraaaaado!!!!! A margarina, além de não oferecer nada em termos de vitaminas, pode até possuir gordura trans. Ela passa por processos químicos no processo de produção que gera uma grane quantidade de gordura - olha lá nos lipídios! 



Somente pra exemplificar, de acordo com a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos, temos:
creme vegetal, com sal e sem sal - 594 3 593kcal
margarina, com sal e sem sal - 596 e 723kcal (não, eu não inverti a ordem)
manteiga, com sal e sem sal - 726 e 758kcal

Nesse item, então, o ideal é o creme vegetal.



  • Quero proteger meu coraçãozinho: gordura ou creme vegetal? Exatamente. Mais um ponto pra ele. A manteiga, por conter gordura animal, prejudica o LDL. A margarina deve ser olhada com certa cautela nesse item ainda, já que também pode possuir um percentual, ainda que baixo, de gordura animal.





  •  E no valor nutricional? Ah, agora sim a margarina! Não. Rico nos ômegas 3 e 6, aqui aparece a manteiga. Além disso, a boa e velha manteiga traz silênio e iodo, bons pro coração, acído linoleico, bom para a produção de músculos, e as vitaminas A, D, K2 e E. Então, com cuidado e parcimônia, ela pode ser usada em seu benefício.


E, aí, concorda? Discorda? Se surpreendeu? 

Não trouxe tudo a respeito do tema, afinal, em regra, nenhum tema se esgota em um post, mas tenho certeza que trouxe algumas informações novas pra contribuir com a sua decisão.

Por isso, se tiver algo novo a trazer, o caminho está aberto!

Entendeu?


Ótimo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Corre e comenta!