quarta-feira, julho 13, 2016

Manifestar-se (com inteligência) é preciso









Mas, como dizia Chacrinha, quem não se comunica se trumbica. Isso vale pro momento, isso vale pra vida... 

E não resta dúvidas quanto a isso: pra que haja manifestação, e pra que a manifestação seja útil, é preciso que haja comunicação. 

Não sei, mas me parece simples: se você não fala exatamente o que você quer, fica difícil conseguir apoio. Se você até fala o que você quer, mas, enquanto isso, quebra, picha, suja, destrói, fica difícil conseguir adeptos. 

Demorei muito pra soltar a ideia sobre isso, até porque todas as questões nos últimos tempos ganharam uma polaridade, na minha visão, destrutiva. Mas acredito de verdade que toda movimentação e manifestação que busca o justo, que busca a melhoria, é válida. Mas é preciso saber conduzi-la de modo que não afaste as pessoas ou não se afaste do objetivo principal.

E não estou falando da situação A, B ou C, acho que isso vale pra tudo na vida. 

Argumentos, estes são fundamentais. Se você os tem, não precisa destruir, não precisa agredir e até ser agredido. E sei ambos os lados, o que contrapõe e o contraposto, agem de modos equivocados, mas acredito que o lado que entra na batalha ou na disputa com argumentos, sabendo expor o que quer, pode até não conseguir a aceitação daquele que deveria garantir aquela reivindicação, mas certamente terá mais apoio daqueles que, apesar de não viverem diretamente aquela necessidade, entendem que a manifestação é justa, coerente e necessária, e principalmente não terão receio de estar no meio dos que reivindicam ou declaradamente apoiar àquilo que se manifesta.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Corre e comenta!