terça-feira, maio 06, 2014

Fáceis absurdos

Não sei se souberam do projeto que busca, com recursos da lei de incentivo, facilitar a leitura de grandes autores brasileiros, como Machado de Assis e José de Alencar, substituindo as palavras supostamente difíceis, por serem pouco usuais nos tempos de hoje, por outras de mais fácil compreensão.

Sinceramente, acho isso um verdadeiro absurdo. E vou me permitir falar em poucas palavras o porquê: 

Primeiro, além de ser completamente ridícula a falta de interesse e estímulo que esta prática propõe aos jovens em não abrir o dicionário e acrescer conhecimento ao seu vocabulário, modificar as palavras originariamente utilizadas pelos autores fere, sim, o estilo literário e a autenticidade de cada um.

Segundo, não acredito que seja esta medida realmente a responsável pelo aumento da leitura por nossos jovens, destas ou de quaisquer outras obras.

Terceiro, o problema do Brasil é educação. Não se sabe ler por falta de educação. Não se tem interesse por falta de educação. E não se tem uma boa educação também, acreditem, por falta de educação.

Então, passem a prestar mais atenção na vida ao redor e nas oportunidades de crescimento; passem a dar o devido valor à educação. Valorizar a educação é fundamental para dar início a maior parte das mudanças que precisamos, em nossas vidas e, consequentemente, na sociedade que integramos. Dê o primeiro passo, na sua casa, no seu trabalho, na sua vida e na dos seus. Cada resultado, por menor que seja, será positivo e, com certeza, contribuirá.

Ufa! Pronto falei.

Ah, e se quiser saber mais sobre o assunto: Exame - Obra de Machado de Assis é reescrita para facilitar leitura



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Corre e comenta!