domingo, setembro 29, 2013

E quem gosta de café? o/

Desculpem os que não gostam, mas existe coisa mais acolhedora que um café? 

Café pode começar uma manhã com tranquilidade, saboreando todo o sabor ou, ainda, permitir um rápido início de manhã naquele acordar com pressa para o trabalho.

Café pode garantir uma boa chegada ao trabalho e também um momento de pausa para refletir ou até um "respira fundo e não chuta o balde".

Café permite uma boa conversa, um sabor durante um bom filme ou livro... Café puro, café expresso, café solúvel, café carioca, café com leite, cappuccino, mochaccino, frappuccino... 

Café, ah, o café, que já faz parte quase automaticamente da vida, nem que seja no aroma.

E quanto já se falou que café fazia mal, não é mesmo? Café faz mal pros hipertensos, café tira o sono, café prejudica o coração, e até café engorda porque, com o café, sempre vem o açúcar, um bolo, uns biscoitinhos...

Brincadeiras a parte, vamos a alguns fatos interessantes, lembrando sempre que o que faz mal na vida é o excesso; tudo aquilo que é aproveitado com bom senso pode nos render benefícios. Então, seguindo a recomendação de 300 a 400mg, ou seja, 3 a 4 xícaras por dia, só nos resta curtir o bem estar. E, claro, se há recomendações médicas individuais de uma menor quantidade, por favor, obedeçam!

Bom, como todos sabem, o café é um ótimo "remédio" contra a depressão ou a falta de ânimo. Ah... Você não sabia? Sim, por estimular o sistema nervoso central, a cafeína pode trazer a sensação de bem estar que por vezes falta para começar o dia ou o cansaço rouba pra continuar. E é exatamente por isso, pela atuação no sistema nervoso, que, segundo alguns estudos, é possível reduzir a incidência da Doença de Alzheimer e do Mal de Parkinson com o consumo de uma média de três xícaras de café por dia.

Além disso, por conta do efeito anti-inflamatório que possui, o café permite a melhor circulação de sangue pelas veias e consequentemente pode ajudar a prevenir doenças no coração. Mas cuidado porque essa possibilidade não se mantém se você ultrapassar a medida de 800mg por dia. Então, olha o excesso, meu filho!

O café também funciona como termogênico. Sim! Ele dá uma aceleradinha suave no metabolismo, assim como a pimenta, o chá verde, gengibre, canela, mate etc. Mas ele não faz milagre, não, tá? Então, ele te mantém em estado de alerta, favorece a queima, mas não destrói as três barras de chocolate do fim de semana.

E olha como podemos consumir café de várias formas, além do clássico cafezinho e dos links de receitinhas que coloquei lá no início:

O café curto e o famoso café expresso, mais encorpados, são obtidos a partir de um contato com a água mais rápido, sendo servidos em 25 a 35ml numa xícara de 50, para manter os óleos essenciais da cafeína

Como o nome já indica, o expresso brasileiro é um tipo de expresso mais exagerado, servido na xícara 50ml cheia. Sabe como é, Brasil é assim, mais vale a quantidade que a qualidade, isso porque o tchananan do café está nos tais primeiros 30ml do expresso, pela passagem mais rápida da água (25 segundos).

O café carioca também apresenta uma menor quantidade de café expresso (normalmente metade), mas vem diluído na outra metade de água quente. Mais fraquinho, mas não perde o sabor.

Mais encorpado, o expresso italiano é outro que se destaca do café curto e do expresso. Mas não é na quantidade e sim no blend, que é uma mistura de grãos de café de diversas regiões de todo o mundo.

O longo, de outra ponta, é servido em uma xícara de 50ml, normalmente cheia de café, contando com a metade de expresso e metade de água quente pra completar. O longo também pode ser puro ou com uma pequena quantidade de água quente só pra completar os 50ml da xícara. É para os que, como eu, gostam MUITO de café.

E ainda existem formas de o café ficar mais gostoso! Já experimentou misturar canela no pó do café antes de fazer? O aroma durante a infusão é algo maravilhoso!

E você tem mais dicas para um bom café? Solta a sua ideia que a gente corre atrás dela! Mas antes, vou tomar um cafezinho...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Corre e comenta!