sábado, setembro 07, 2013

Você acha que isso é protesto? Você se sente representado?

Por algum tempo me dei o direito de exercer a omissão justificada no tratamento do assunto "manifestações". Mas confesso que hoje sinto o que se costuma chamar de vergonha alheia. É vergonha de um país, de verdade. É vergonha de um bando de idiotas que chamam de manifestação ou protesto o que fazem destruindo a cidade, ruas, lojas etc - e me desculpem aqueles que possivelmente participem inacreditavelmente acreditando que o vandalismo não vai acontecer. É vergonha das pessoas que se sentem representadas por esses ignorantes. É vergonha de um país que não dá educação e instrumentos para seu povo conhecer e defender de maneira legítima seus direitos, fazendo valer de fato sua voz. E é vergonha também da infantilidade de uma estrutura, que de maneira imbecil acreditou que não haveria esse tipo de situação no dia de hoje, um feriado, no sábado, que representa, ou nem tanto, a independência que essas pessoas não sabem o que é, já que acreditam que invadir um desfile de 7 de setembro é mostrá-la. É vergonha de uma nação que diz que o gigante acordou fazendo vandalismo. É vergonha de uma nação que acredita que o gigante acordou porque foi pra rua dizendo que não era só por R$ 0,20. Agora que está como está é preciso o que? Falar pro gigante dormir?!

Governo atrás de governo a grande preocupação, com a educação que constantemente foi jogada as traças, foi regredir o povo, emburrecê-lo literalmente. E é por isso que chegamos no nível que estamos: um povo que não sabe votar, um povo que não sabe se impor, um povo que não sabe argumentar, nem o que argumentar, um povo que acha que a última chance é se sentir representado por animais porque não sabe o que dizer... Um povo que talvez não perceba que, cada vez que um ato como os de hoje e dos últimos meses se repete, damos muitos passos para trás na nossa autonomia enquanto nação.

E a quem cabe o papel de conscientizar? Não cabe só a você que está lendo e talvez concorde ou discorde do que escrevo; não cabe só a mim; cabe a cada um, a todos que conseguem perceber que é preciso mostrar coerência contra a corrupção e a omissão do governo no atendimento de demandas, que, sim, são muitas! É preciso cuidado, as pressões que se mostram estão tirando toda a legitimidade de qualquer protesto.

Enfim, vocês, esses vocês que se utilizam das oportunidade para destruir a cidade, destruir a moral que já está abalada de um povo, destruir as possibilidades de manifestação, não me representam.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Corre e comenta!