sábado, fevereiro 01, 2014

Ah, fiz meu primeiro pão 100% integral e sem fermento!

E Ficou show de bola! Recomendo.

Parece louco, mas já percebeu que os pães integrais não são tãããão integrais assim? Eles nem sempre usam a farinha integral. O que muitos deles trazem é a adição de fibras e farelo de trigo, além de farinha de centeio e farinha de aveia à farinha comum. Essa adição é ótima, mas, caracóis, como pode a farinha ser a comum, tão pobre em nutrientes? Olha lá nas informações nutricionais que você vai ver! 

A farinha integral já é naturalmente rica em fibras, antioxidantes e vitaminas, entre outras coisas! Procura lá, vê se tem... Em algumas marcas, se tiver, é beeeeem pouquinho.

Quanto ao fermento, ok, ele deixa o pão mais macio, vistoso, mas pra que o inchaço que resulta do seu consumo, né?

Fiz a minha receita adaptando umas que encontrei mais alguns toques pessoais pra dar sabor. Como sempre digo, cozinhar é experimentar!

1 xícara de azeite
1 1/2 xícara de água
4 xícaras de farinha integral
1 pitada de sal
3 colheres de sopa de castanhas trituradas
3 colheres de sopa de linhaça

Primeiro, coloque o azeite em uma tigela e já acrescendo a água aos poucos, como se estivesse batendo claras em neve. Esse é o aspecto que tem que ficar: aquela aparência de ar que vai surgindo no azeite, como pequenas bolinhas. Em seguida, coloque a farinha e mexa bem. Quando estiver tudo misturado, é hora do exercício. Incorpore o padeiro e amasse, amasse, amasse por uns 10 minutinhos pelo menos. Como tem que descansar por uma noite ou pelo menos umas 6 horinhas, preferi colocar os demais ingredientes pela manhã. Como fiz? Dividi a massa, que havia até crescido um pouquinho, em duas partes, coloquei o sal, as castanhas e a linhaça no meio e amassei, amassei, amassei. Quanto tempo? Mais uns 10 minutinhos. E depois deixei descansando por mais 1 hora já no formato de baguete.

Preaqueci o forno por 10 minutos e depois assei em 220º por cerca de 30 minutos. Ele mantém a casca um pouco mais durinha, como é normal em pães de forma, mas por dentro até ficou mais macio que esperava. Tudo pronto, comi com o patê que mamys fez especialmente para o momento.


Se curtiu a ideia, sinta-se a vontade para copiar, sugerir, adaptar ao seu gosto e experimentar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Corre e comenta!