sábado, fevereiro 22, 2014

Até que ponto buscar saúde é ser paranoico*?

Quando você encontra uma atividade nova ou até mesmo se sente animado com os avanços que tem obtido em uma atividade "velha", que já faz parte da sua vida há algum tempo, você tem vontade de (como dizem agora) compartilhar com seus amigos, conhecidos e até desconhecidos?

E, a cada dia, você se entusiasma por poder conhecer novas possibilidades, se informar e trocar cada vez ideias a respeito?

Você acha que isso é ficar paranoico ou obcecado? 

Eu acho que não.

Em vários blogs e páginas sobre corridas está sendo discutida, pra não dizer combatida, a realidade de uma matéria que saiu no R7 intitulada "Gente que corre". Com a devida vênia, afirmo com veemência que não pode ser entendido como matéria o que está escrito lá. Nada mais é do que humor ou uma tentativa de, muito mal feita por sinal, uma vez que faz afirmações mentirosas e talvez, peque por abordar fracassos próprios - desculpaê, mas, se você virou outra pessoa correndo e foi pra pior , é um defeitinho na sua genética.

É claro, um corredor que só fala de corrida é um saco mesmo. Um corredor que se alimenta pra corrida ou deixa de viver por causa da corrida não deve ser feliz. Mas acho que, se o corredor em questão não é um atleta da corrida, não trabalha com isso e não ganha seu dia-a-dia melhorando cada vez mais nos resultados das pistas profissionalmente, devendo cuidar estritamente de cada item que seja fundamental no melhor desempenho de sua profissão, isso não é a regra.

Quem corre busca saúde, aliviar o estresse, relaxar o corpo e a mente, superar desafios... Quem corre busca acrescer e não diminuir. Quem corre não dispensa uma boa caminhada, um passeio de bike. Quem corre não deixa de comer churrasco e pizza, mas deixa sua alimentação o mais saudável possível pra viver bem comendo churrasco, pizza... E, por que não, um bom cachorro quente? Quem corre lê e compartilha sobre corrida, sim, com prazer. E também lê e compartilha sobre cinema, sobre cultura, sobre política ou sobre qualquer outro tema que lhe seja interessante, inclusive sobre a matéria imbecil que foi escrita por essa pessoa que gerou todos os comentários.

Principalmente, quem corre continuará correndo porque, sim, foi contaminado pelo vírus da superação, da disposição que a endorfina causa no seu dia-a-dia, da alegria de cada medalha ao fim de uma corrida de rua.

Parabéns pela matéria que talvez tenha conseguido seu objetivo: foi lida, muito lida. Sinceramente, não sei se recebeu as respostas que pretendia. Talvez sim. Não faz diferença. Pra quem corre, não faz. Sim, nas certezas que construímos, somos chatos. Muito chatos. 

P.S.: Falei da "matéria", mas não coloquei o link pois, mesmo sabendo que a crítica é uma forma de divulgação, ainda que às avessas, não pretendo dar ibope além do necessário. Quem quiser ler, o Google ajuda. 

*Atenção! Quem corre também conhece a nova regra ortográfica. Não se usa mais acento em ditongos abertos em palavras paroxítonas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Corre e comenta!