terça-feira, julho 15, 2014

O que fazer nos dias sem corrida?

Como elaborei minha planilha de treinos programando a corrida para dias alternados, a fim de não desgastar a musculatura e diversificar as atividades, resolvi falar um pouquinho hoje sobre opções de prática para os dias do não.

É verdade que quem corre sempre prefere os dias do sim, mas, com o tempo, e os anos passando, percebemos que é fundamental fortalecer a musculatura, trabalhar a respiração de maneira mais concentrada etc. Trata-se do descanso ativo ou treino regenerativo, que é muito benéfico.

Eu, por exemplo, faço três modalidades em cada dia: crossfit, yoga e treino funcional. Minha escolha se baseou basicamente nas minhas preferências, e você também pode testar e encontrar as suas. Alguns exemplos são a natação, a dança, a caminhada ou até o trote leve, a musculação direcionada a outros grupos musculares, a corda (de pular), a bicicleta e o pilates - até mesmo um passeio com seu cachorrinho pode ser uma boa alternativa!

Eu acho importante, ainda, não abrir mão de um day-off para a melhor recuperação da musculatura, já que, em todas as atividades, ela sofre traumas, ainda que pequenos nas mais leves. Nesse dia, você está 100% livre! Se puder e quiser, faça uma massagem, uma meditação, uma dança mais descontraída ou uma drenagem linfática. Vai te fazer muito bem!

Uma boa matéria sobre o assunto é essa: Pós-treino de qualidade

E, aí, inspirou?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Corre e comenta!