sexta-feira, julho 25, 2014

Para uma alimentação saudável, basta adquirir alimentos saudáveis?

Já pensou nisso?

Esse é um fator que merece atenção: para ter uma alimentação saudável, não basta apenas comprar alimentos saudáveis; é preciso saber armazená-los, escolhê-los, prepará-los para garantir a manutenção de todos os seus nutrientes.

Por exemplo, já reparou que, as vezes, quando vamos ao mercado, as frutas, os legumes e as verduras já estão ressecadas ou "machucadas" nas prateleiras, sabe-se lá há quanto tempo sendo remexidas? Pois é. Como sabemos, para aproveitar melhor os nutrientes, as frutas e verduras devem ser consumidas frescas. Então, o ideal é tentar consumir as frutas da estação. 

Pra ajudar nesta parte, que tal consultar um calendário de frutas, verduras e legumes de cada estação?

O armazenamento também é importante para manter o frescor. Aqui, é importante tentar seguir uma regrinha básica: alimentos perecíveis, como frangos, carnes, peixes, ovos, verduras, legumes e algumas frutas, devem ficar na geladeira ou freezer; alimentos semi-perecíveis, geleias e doces em pasta, também devem seguir na geladeira; já os alimentos não perecíveis, como os grãos, inclusive o açúcar, podem ficar fora da geladeira, mas em local seco e fresco. Simples, né?

Outras orientações interessantes estão lá no Cartilha de Higiene e Conservacao dos Alimentos, elaborada pela Prefeitura de Belo Horizonte.

Além de observar o frescor desses alimentos, é importante tentar consumi-los de forma mais natural. O que isso quer dizer? Pra não perder parte dos nutrientes, é ideal comer frutas, legumes e verduras inteiros ou em pedaços grandes, de preferência, no caso das verduras, cortados a mão. 

Se cozidos, dê preferência ao cozimento no vapor ou na água com na a panela tapada. Nesta segunda opção, a água poderá ainda ser aproveitada para preparar outros alimentos. Que tal um arroz ou uma sopa ou, ainda, um suco?

Abro aqui um parêntese nesta dica pra mais um alerta: isso não quer dizer que, com o suco verde, você não ganha nenhum nutriente por bater no liquidificador, ok? É claro que, ao natural, você ganhará muito mais, mas, tomando um suco que conta com frutas, legumes e verduras recém preparado, você também ganhará, e muito, em saúde.

E, claro, não podemos esquecer de higienizá-los. Primeiro, os alimentos que vão para a geladeira devem ser higienizados antes disso, pra evitar contaminações; os demais, devem ser higienizados antes do consumo.

E com o que higienizar? Três opções:

A forma mais simples e usual é deixar por cerca de 30 minutinhos de molho em 1 litro de água com 2 colheres de sopa de vinagre. Só tenha cuidado porque o vinagre não mata as larvas, apenas as solta do alimentos. Assim, é fundamental, após escorrer da mistura, passar novamente em água corrente.

Uma opção mais forte seria deixar os alimentos por cerca de 15 minutos em 1 litro de água com 1 colher de sopa de água sanitária ou hipoclorito de sódio. Do mesmo jeito, após escorrer, passe os alimentos por água corrente e, se achar que ficou com um cheiro forte, deixe na solução de vinagre acima.

Há ainda um produto vendido nos supermercados, que é o hidrosteril (hipoclorito de sódio com permanganato de potássio). Basta misturar 2 gotas do produto com meio litro de água e deixar por 15 minutos. No final, o procedimento é o mesmo: passar por água corrente.

E, aí, já cuidou da sua saúde hoje? Tem mais alguma dica interessante? Se tiver, manda nos comentários! Vai lá, divide.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Corre e comenta!