sábado, abril 05, 2014

E pra calcular o pace?

Já que eu falei dele, vou explicar um pouquinho do pace.

Ele é o ritmo médio imposto em uma determinada distância.

Ah?! Sim, ele é o resultado da divisão dos minutos gastos na corrida pela distância. Então, se a pessoa corre 5 km em 30 minutos, coo 30 / 5 = 6, o pace será de 6:mm min/km. Na corrida que fiz hoje (Bom dia, corredor!), por exemplo, como fiz 9 km em 60 minutos, sendo 60 / 9 = 6,666..., temos um pace médio de 6:40 min km, já que 0,66, que seriam os segundos estão ainda como minutos e, assim, pra entrar na casa dos segundos, deverá ser multiplicado por 60 (os 60 segundos que formam 1 minuto) resultando em 39,6, ou seja, 40 minutos, pra ficar redondinho. Olha, corrida também é matemática - unindo duas paixões!

Saber o pace é importante pra programar, por exemplo, qual o tempo exigido por quilômetro em um treino ou competição. Essa programação pode ser muito útil pra levar com estabilidade um trajeto até o final. Comprovei isso hoje! Além disso, pode te servir pra ver sua evolução, se você faz, como eu, o mesmo percurso com frequência.

Essa foi uma explicação bem basiquinho, né? Mas espero que tenha sido útil. Se quiser saber um pouquinho melhor, dá uma olhada lá no O2 por Minuto: Calcule seu pace e supere suas metas. E, se quiser entender um pouco melhor a continua louca, o Dr. Planilha explica muito bem.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Corre e comenta!