segunda-feira, abril 14, 2014

Uma opção diferente para repor a proteína no pós-treino?

Há algum tempo aposto no pão 100% integral. Até já postei  uma receita de pão 100% integral que aprendi e está dando super certo. Não lembra? Dá lá uma olhada! 

Então, melhorando a frase, estou apostando no pão 100% integral com hummus, hommus ou homus - vai do gosto do freguês. Ja conhece?

Essencialmente, grão de bico, tahine*, alho e limão. É uma pastinha árabe, que fica uma delícia e é proteína pura! Bem fácil de fazer: deixo de molho, de um dia para o outro, 3 xícaras de grão de bico com uma quantidade de água suficiente para ultrapassar 2 dedos da quantidade de grãos. No dia seguinte, dispenso a água da fermentação e cozinho o grão de bico com uma água nova, na mesma quantidade anterior. Quando estiver macio, escorra, mas guarde metade da água do cozimento. Depois de frio, hora de liquidificar com o tahine*, a metade da água reservada, mais o suco de um limão e um dente de alho. Eu não coloco sal, mas você pode colocar, de preferência o sal marinho. Está pronto! Eu acrescendo ainda cominho e páprica, para dar mais um sabor. 

* Tahine é uma pasta de gergelim. Como fazer? Basta lavar o gergelim e, depois de escorrida a água, amassar num pilão ou, ainda, liquidificar - ambas as hipóteses são um tanto quanto trabalhosas, mas  tahine é questão de paciência. Pra facilitar, você pode colocar um pouco de água morna e também um pouco de óleo de gergelim (na falta, eu uso azeite) - aqui, uma colher de sopa para 250g, mais ou menos.

Achei no Santa Dieta várias receitinhas de hommus. Vale dar uma olhada!

hommus2

Agora, você pode usar no pão sírio, sendo mais tradicional, no pão integral, nas torradas ou até puro mesmo.

Vai lá, experimenta. Tenho certeza que você vai gostar!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Corre e comenta!