segunda-feira, maio 27, 2013

Decifrando enigmas

É muito comum, quando somos surpreendidos com algum problema de saúde que demande uma alimentação mais cuidadosa ou quando resolvemos perder uns quilinhos ou, ainda, quando somos pessoas naturalmente responsáveis ou nos conscientizamos da importância de uma alimentação saudável - ufa! - começarmos a nos preocupar em tentar decifrar os rótulos das embalagens dos produtos no supermercado. Mas o problema é que os rótulos tem tantas informações que acabamos nos perdendo e desistindo de olhar com grande atenção. E o que acontece? Olhamos normalmente somente para a informação sobre as calorias e, as vezes, para as gorduras ou algum item especifico que tenha relação com nossa demanda de saúde - para alguns, sódio, para alguns o açúcar e por aí vai.

Bom, esse post tem o objetivo de esclarecer alguns pontos das informações nutricionais constantes dos rótulos buscando decifrá-los pra você e, mais do que isso, mostrar que eles não são tão complicados quanto parecem.

Numa análise bem básica, quem s
ão as “benditas” e “conhecidas” calorias? 

As calorias são a energia de cada alimento. Então, atenção, você não deve escolher um alimento observando somente se ele tem poucas calorias, afinal, seu corpo precisa dessa energia pra diversos processos, como o digestivo e o respiratório. Além disso, muitas vezes, um alimento com poucas calorias tem muitas gorduras e é nelas que devemos focar!

Também é importante que fiquem ligados na parte energética e metabólica, que são os carboidratos, divididos em Simples e Complexos. 

Os Carboidratos Simples, como o próprio nome diz, são mais facilmente quebrados no processo de digestão, fornecendo por isso energia de maneira mais rápida. Como está lá no Mas... e o açúcar?, são esses os carboidratos que devemos consumir, por exemplo, após atividades físicas como a corrida, reabastecendo rapidamente o organismo e evitando a busca de energia nas reservas musculares. Pela mesma razão, devem ser consumidos com cautela no dia-a-dia, já que causam um rápido aumento de açúcar no sangue, aumentando também a liberação de insulina, que coloca esses carboidratos nas células de gordura e nas células musculares, além de evitar a utilização da gordura armazenada, dificultando a perda de peso.  

Já os Carboidratos Complexos são os digeridos mais lentamente, não trazendo os efeitos citados anteriormente e favorecendo, por exemplo, o momento anterior a atividades físicas prolongadas.

E as gorduras? Ah, as gorduras... Vamos por partes, começando pela mais odiada: a gordura trans. A gordura trans é aquela que devemos evitar a todo custo, já que pode, além de causar o amento do colesterol total e do colesterol ruim, chamado de LDL, diminuir o colesterol bom (HDL). Além disso, está associado a obesidade por sua grande quantidade em diversos alimentos. Dá uma olhada:

* Biscoito água e sal (2 unidades) => 1,0 g de gordura trans
* Biscoito recheado (2 unidades)  => 1,5 g de gordura trans
* Biscoito tipo wafer (4 unidades) => 5,0 g de gordura trans

Lembra daquele sanduíche, o Big Mac? Em uma comparação engraçada, ele tem menos gordura trans que os dois últimos da listinha acima: 1,1 g. Ah, mas se a gente tivesses que se preocupar só com ela... Tem a gordura saturada, né?

Sim, a gordura saturada é a chamada gordura ruim, encontrada, por exemplo, nas carnes gordurosas e nas frituras, além de estar também nos biscoitos recheados que já citamos.

Por fim, a gordura insaturada é a gordura “boa”, encontrada no azeite e nas nozes, por exemplo, e que atua na redução do colesterol e na formação dos hormônios essenciais. 

A Fibra Alimentar não possui calorias. Sabia? Ela é essencial para o bom funcionamento do intestino e a prevenção de doenças. Então, foca nelas, mas tomando bastante água pra que elas façam o efeito desejado!

O Sódio foi abordado lá no Sal,tão natural... Dá uma olhada!

As vitaminas e demais minerais vão depender das suas necessidades e são muito bons para a saúde.

Atenção! O importante disso tudo é ajudar a entender o que o rótulo está dizendo e não definir em que quantidades se deve consumir. Isso vai depender do bom senso e da recomendação médica, quando esta existir. 

Uma dica, ainda, sobre a leitura dos rótulos é uma visita ao Blog da Mimis, que tem muitas dicas interessantes!

Com mais atenção à nossa saúde, é possível conquistar uma vida mais tranquila. Você já leu isso, eu sei que já... 
    

Um comentário:

  1. muito interessante!!! Esta foca é 10!! Foca na idéia!!!

    ResponderExcluir

Corre e comenta!