segunda-feira, maio 13, 2013

Você olha os prazos de validade?

Apesar de ser de conhecimento geral que "tudo" tem um prazo de validade, até os seres humanos (feliz ou infelizmente, né?), quantas vezes você comprou ou consumiu um produto sem olhar se estava ou não vencido ou se existia algum registro sobre este prazo?

O prazo de validade é o tempo de duração dado aos produtos perecíveis, como comidas, bebidas, remédios etc. Mas, na verdade, este prazo corresponde ao tempo em que estes produtos podem permanecer embalados para o consumo de maneira saudável ou capaz de produzir os efeitos previstos em suas descrições.

Prestou atenção? O prazo de validade é o tempo estimado para que produtos que se deterioram com o tempo possam permanecer embalados até a sua efetiva utilização, produzindo os efeitos esperados.

Primeiro: quem determina esse prazo?

O prazo de validade, em geral, pode ser descoberto através de uma análise laboratorial, feita com pequenas amostras do produto, pra avaliar em que condições e em que velocidade ele pode se deteriorar. É o teste de vida de prateleira, que auxilia os consumidores na hora de comprar e os fabricantes ou vendedores na hora de vender - daí, muitas promoções que começam do nada nos supermercados! Nesse caso, inclusive, olhe bem o prazo de validade e não olhe somente em um produto - olhe em todos os que for levar - pra evitar a compra de produtos com o prazo de validade vencido ou prestes a vencer.

Então, tudo tranquilo, é só olhar o prazo no produto!

Sim. O problema é que, como a avaliação é cara, nem todos os fabricantes submetem seus produtos a esta análise de verificação do prazo de validade. Consequência disso é a colocação de prazos de validade utilizados pela concorrência em produtos semelhantes, e isso não é lá muito seguro.

Outra coisa importante: lembrar que, após aberto o produto, perde-se o prazo de validade informado pelo fornecedor. A partir deste momento, o produto deve ser retirado da embalagem original e acomodado em recipientes de plástico, observando a necessidade de refrigeração ou não.

Ok, mas e o prazo?

Produtos cujas embalagens foram abertas devem seguir as recomendações do fabricante, quando houver, ou os seguintes critérios de validade, fornecidos pelo SESC:


Produto
Temperatura Máxima
Tempo
Pescados e seus produtos manipulados crus
4°C
24 horas
Pescados pós-cocção
4°C
24 horas
Carnes (bovina, suína, aves etc)
4°C
72 horas
Sobremesas, frios e laticínios manipulados
8°C
6°C
4°C
24 horas
24 horas
72 horas
Folhosos e frutas sensíveis
10°C
72 horas
Outras frutas e legumes
10°C
1 semana
Ovos
10°C
14 dias
Alimentos pós cocção
4°C
72 horas
Maionese e misturas com outros alimentos
4°C
24 horas
Produtos congelados
0 a -5°C
-5 a -10°C
-10 a -18°C
<-18°C
10 dias
20 dias
30 dias
90 dias


Cuidado com isso, cidadão! Segundo a OMS cerca de 30% da população sofre pelo menos uma vez ao ano de intoxicação alimentar e boa parte desses casos são consequência do consumo de produtos fora do prazo de validade. Cólicas, dores abdominais, diarreia e dores de cabeça são sintomas característicos comuns. Então, mesmo que a gente saiba que a venda de produtos fora do prazo de validade é algo proibido por lei, o ideal é prestar atenção não somente no produto que você armazena em casa, mas também na hora de comprar. E presta atenção em tudo: o refrigerante, por exemplo, se estiver com a embalagem danificada, pode estar contaminado por fungos e bactérias. É o mesmo caso do pão de forma e do molho de tomate.

E os cosméticos, tem prazo de validade?

Apesar de normalmente ignorados pelos consumidores - em geral, pelas consumidoras - estes produtos também tem prazo de validade que deve ser observado para evitar danos, como alergias, inflamações, entre outras coisas. Tem um post bem completo explicando isso lá no Feminino e além.

cosmeticos-vencidos

Por isso tudo, resta sempre lembrar a velha máxima: nada dura para sempre ou tudo que é bom dura pouco ou tudo que sobe tem que descer ou...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Corre e comenta!