terça-feira, maio 07, 2013

EXERCÍCIOS! ÁGUA! SAL! AÇÚCAR! CORAÇÃO!


1 - Exercícios X Coração

Não é novidade pra ninguém - ao menos, eu espero - que a prática de exercícios físicos regulares contribui para uma vida saudável, evitando de maneira eficaz doenças cardiovasculares, como colesterol alto, infarto e problemas de pressão. E bastam 30 minutinhos para dar aquele gás pro coração! 

Hum, quer dizer que uma voltinha no shopping por 30 minutos me garante saúde? Hum... nada mau.

Nem tanto, nem tão pouco. Sua caminhada deve, preferencialmente, ser feita de modo consciente, atento. Logo, é ideal que seja, ainda que suave, no seu ritmo, atenta a postura, a respiração, ligada nos sinais que seu corpo dá. Então, a não ser que você atente para estes itens, e não às vitrines ou prateleiras, o passeio que você faz no shopping ou a sua ida ao supermercado, apesar de te fazerem muito bem, não valerão como esse total de 30 minutos.

Ah, mas essas saídas são os únicos momentos que tenho para me exercitar!

Ok. Então, que tal você sair dez minutinhos antes e dar uma volta no quarteirão antes de seguir para o mercado ou após levar seu filho a escola ou fazer aquela atividade que tem programada?

Com a roupa que vou sair? Sem chance!

Então, crie as possibilidades! Um alongamento ao acordar ou antes de dormir; leve as roupas adequadas para o trabalho e, de lá, siga para uma academia; dance um pouco, nem que seja no chuveiro - mas cuidado com o gasto excessivo de água! Dê uma olhada no post Um dia de trabalho e mil possibilidades, você pode se animar!


2 - Água X Coração

Sim, troquei hidratação por água. Foi intencional. Apesar de a água não ser o único meio de hidratação do organismo, como já falamos no Como você tem gerido sua hidratação?, ela é uma fonte fácil, barata, limpa e não calórica. E não estou falando de calorias observando só a relação com o peso, não, mas com relação ao açúcar e sua influência no coração, quando em excesso, favorecendo a hipertensão. Da mesma forma, os chás, apesar de cumprirem de maneira eficiente a função hidratante, trazem os efeitos das ervas, que devem ser usufruídos com alguma cautela e, se em grandes quantidades, com acompanhamento médico.

E, claro, observando tudo isso, sem problemas, aproveite muito o poder hidratante e regenerador dos vegetais, das frutas, dos legumes e suas variadas possibilidades de consumo! Mas nunca, nunca se esqueçam que a água deve vir em primeiro lugar e maior quantidade para que seu coração fique mais feliz. E não precisa esperar sentir sede pra se hidratar, ok?

Ok mesmo, né? A sede é sinal de defeito. É como a televisão quando começa a chover na imagem ou sair o canal do ar: é sinal de que a antena está com algum problema ou seu pacote não tem mais aquele canal. Traduzindo, se você não bebe água, você ficará desidratado, seu metabolismo funcionará de maneira irregular e seu sistema não funcionará direito.

3 - Sal X Coração



4 - Açúcar X Coração

Você acha que o coração fica super feliz com bastante açúcar, afinal doce é muito bom! Mas já vimos que não. Dá uma olhada lá no Mas... e o açúcar?

Um bom resumo é a frase que se estende para os demais itens: não é preciso desenvolver uma fobia ao açúcar, nem eliminá-lo de nossa vida, porque ele não é um monstro nutricional; é preciso apenas consumi-lo com moderação.

Bom, como disse lá no início, tudo que você acabou de ler está em sites como o Minha Saúde, dá uma olhada só nas dicas que eles trouxeram para o bom funcionamento do coração:

2) Peso ideal. A obesidade é uma das principais doenças crônicas do mundo e um em cada dez adultos no mundo é obeso. O excesso de peso e a obesidade aumentam os riscos de desenvolver doenças cardíacas. Veja qual faixa está seu Índice de Massa Corporal (IMC).
3) Ria, ria e ria muito. Rir diminui as taxas de hormônios relacionados ao estresse (cortisol, epinefrina, dopamina e hormônio do crescimento), aumentando os níveis de endorfina e de neurotransmissores. O resultado disso é um sistema imunológico mais forte e uma redução dos efeitos físicos do estresse.
4) Faça sexo. E de preferência com um parceiro estável. A dica é do cardiologista espanhol Josep María Caralps.
5) Coma bem e corretamente. Azeite, alho, linhaça, arroz integral e aveia ajudam a manter a saúde do coração em dia, alerta Renata Alves, nutricionista do Instituto de Cardiologia do Hospital Dante Pazzanesse.
6) Aproveite o chocolate amargo com parcimônia. O cacau pode baixar a pressão arterial e o colesterol, prevenir o diabetes e melhorar a saúde dos vasos sanguíneos.
7) Tenha cuidado no final de semana. Hábitos ruins como beber ou comer demais ou até exagerar no futebol com os amigos podem alterar ritmo do coração e causar graves doenças cardíacas.
8) Adote pequenas mudanças e tenha grandes conquistas. Troque o elevador pela escada, o arroz branco pelo integral, reduza o estresse. Algumas alterações nos hábitos de vida podem ajudar seu coração.
9) Mantenha a saúde do coração em dia. Converse com seu médico sobre a realização dos principais exames como eletrocardiograma e ecocardiograma.
10) Reduza a circunferência da cintura. O aumento de gordura na região abdominal acelera o risco de desenvolver algumas doenças do coração.
11) Use menos sal. Duas pitadas a menos de sal por dia reduzem em 13% o risco cardíaco, segundo estudo canadense.
Então, é só tudo isso, gente! Tudo que já foi colocado aqui no blog, nesses poucos quilômetros corridos, busca um mesmo fim, que é correr atrás de novas informações, gerir ideias soltas e, quando possível - e quase sempre é -, relacioná-las para estimular novas ideias!

Aliás, se tiver uma boa ideia de saúde, pode deixar seu comentário!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Corre e comenta!