segunda-feira, maio 27, 2013

O Desafio que é a Paz

É inegável: a paz é um grande desafio. É um desafio à responsabilidade também, na minha humilde opinião, colocar em risco a vida de muitas pessoas num evento sediado em uma comunidade recém pacificada. Não é uma questão de preconceito, mas de responsabilidade! Os tiros ocorridos ontem, infelizmente, não foram novidade para os moradores da Vila Cruzeiro. Na mesma semana, por exemplo, o comércio e as escolas já haviam sido fechados pelo tráfico em consequência da morte de um traficante ocorrida no dia anterior. A diferença para este domingo, unicamente, foi o acontecimento ter se dado na presença das autoridades e do povo do asfalto, que costuma acompanhar este tipo de acontecimento somente pela televisão. 

E o que se fez? Helicópteros sobrevoaram, os tiros acabaram e a vida seguiu normal, com promessas. Operações se iniciaram para descobrir os responsáveis. Segundo o G1, até descobriram. E o efetivo policial aumentou em 30%. Desafio da paz... 

E a corrida? Aconteceu, alguém ganhou. Me perdoe o ganhador, mas me pergunto quando o Rio de Janeiro ganhará o desafio... E os moradores? 

A resposta fica por sua conta...

Comércio fechado na Rua Joaquim de Queiroz (Foto: Alba Valéria Mendonça/ G1)  

É ótimo que as UPPs tenham trazido mais segurança aos moradores, é ótimo supostamente estarmos caminhando para um maior controle dos supostos criminosos, mas é infantil pensar que tudo já está na mais perfeita paz e tranquilidade. As coisas não se resolvem na velocidade em que se gostaria, na fiscalização que se pretendia e na verdade que se esperaria. É irresponsável realizar um evento com esta quantidade de gente, seja essa gente de qualquer classe social, sem que haja completa mudança na realidade daqueles que vivem no local. Seria fantástico montar uma corrida, sim, fora da Zona Sul e das orlas de Barra e Recreio dos Bandeirantes! Mas, pensa com um mínimo de coerência: sendo a corrida em qualquer lugar, favela ou não, qual é o sentido de montar uma corrida passando na porta da casa das pessoas. E, pensa mais a fundo: como considerar legal ou desafiador, de verdade, um percurso contemplando o trajeto que consistiu na rota de fuga dos traficantes quando daquela entrada de policiais na comunidade em 2010? Por fim, como ver sentido nas notícias da internet com a chamada Tiroteio atrasa largada do 'Desafio da Paz' na Vila Cruzeiro? Qual é a ordem de importância das coisas, mesmo?

Sinceramente, lamentável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Corre e comenta!